Microempresas e empresas de pequeno porte ligadas ao turismo recebem no dia 17 de março o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, ciclo 2016/2017. São 120 estabelecimentos certificados pelo programa, de 160 que foram inscritos nesta segunda edição, sendo a certificação tem válida por um ano.

As empresas certificadas participaram durante um ano do programa, que incluíram diagnóstico empresarial, treinamentos, palestras, avaliações de consultores e visitas técnicas. Legalidade, gestão, sustentabilidade e atendimento são alguns dos requisitos avaliados pelo programa, validados pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O Sebrae/PR é responsável pela execução técnica do programa.

O Selo de Qualidade no Turismo do Paraná tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico e profissional das empresas do setor turístico, por meio de avaliação da gestão, processos e qualidade de produtos e serviços.  Meios de hospedagem, gastronomia, agências de turismo, empresas de receptivos e transportes turísticos, locadoras de veículos e espaços de eventos estão entre as participantes da edição 2016-2017.

Para o coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, uma das vantagens do programa é estimular a melhoria contínua na gestão do negócio e na prestação de serviço aos turistas. Com isso, é possível reduzir perdas e custos no processo produtivo, melhorar a rentabilidade e aumentar o lucro. “Não podemos deixar de enfatizar que o Selo também reposiciona e fortalece as marcas, facilitando o acesso a novos mercados, além de priorizar as empresas participantes em ações como rodadas de negócios, feiras e eventos de grande porte”, acrescenta.

A diretora da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, Rosa Maria Corbari Maccali, afirma que o Selo de Qualidade eleva o nível de competitividade do setor. “As empresas alcançam o reconhecimento do mercado por seu investimento em melhorias em seus processos de gestão. E o consumidor final ganha porque passa a contar com produtos e serviços de melhor qualidade a preços mais justos, resultado da concorrência entre as empresas”, explica.
Deise Bezerra, diretora técnica da Paraná Turismo, afirma que o consumidor está cada vez mais exigente e as empresas que conquistam a certificação pelo Selo apresentam um diferencial, que passa a ser um cartão de visita do estabelecimento para os seus clientes.

O Selo de Qualidade no Turismo do Paraná é uma iniciativa do Sebrae/PR, desenvolvido em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Conventions, Paraná Turismo e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).