Primeiro grande evento do trade turístico no calendário anual, o Salão Paranaense do Turismo encerrou a sua 23ª edição no dia 18 de março com um público de aproximadamente 3 mil participantes do Brasil e países do Mercosul, entre agentes de viagens, operadores e profissionais ligados ao setor. O evento foi organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), entre os dias 16 e 18 em Curitiba.

Barreado: um atrativo tipicamente paranaense
(Foto: divulgação / Agência Estadual de Notícias)

A programação contou com feira de negócios, treinamentos e palestras, além da 13ª Mostra do Turismo, com a apresentação de 14 regiões turísticas do Paraná, de forma a mostrar toda a diversidade turística do estado, que vai além da capital Curitiba, do litoral e Foz do Iguaçu. Entre os roteiros regionais apresentados estão a Rota Nipo-Brasileira do norte, o Vale do Ivaí para ecoturismo, e a região dos Corredores das Águas, na região noroeste.

Para o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, essas regiões têm imenso potencial turístico e precisam ser destacadas. Pedro Kempe, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens - ABAV/PR, destacou que o estado possui atrativos singulares para todos os perfis de visitantes e que o evento foi um sucesso por reunir representantes de todas as ABAVs regionais, além de nomes importantes do meio.

Nas palestras, os agentes e profissionais conheceram novidades e debateram os cenários nacional e internacional, a qualificação no turismo e novas formas de atrair os visitantes. Entre os palestrantes estava Rafael Maia, sales and marketing manager do Hard Rock Curitiba, única unidade da marca no Brasil, inaugurado em 2015. Ele apresentou os principais dados sobre o Hard Rock Cafe, que possui 200 unidades pelo mundo, além das ações desenvolvidas na unidade de Curitiba nos quesitos sustentabilidade e responsabilidade social.

Outra palestra disputada foi sobre os atrativos de Orlando, Estados Unidos, cidade que recebe anualmente cerca de 770 mil brasileiros. O executivo de contas do Seaworld Parks & Entertainment, Felipe Timerman, apresentou as novidades que incluem novas montanhas russas recheadas de tecnologia e adrenalina. O gerente de treinamentos da Visit Orlando, André Almeida, tratou sobre os atrativos do destino, como compras e gastronomia, além de anunciar novidades para 2017, como a Volcano Bay, World of Pandora, Race Through New York Starring Jimmy Fallon e Miss Fortune Falls.

O 23º Salão Paranaense do Turismo encerrou em clima germânico, com o lançamento estadual do Circuito Oktoberfest Paraná 2017, que pretende reunir as cidades promotoras dessas festas típicas em um grande roteiro.